A Capital Portuguesa da Cultura 2026

Uma oportunidade para afirmar a região como um polo cultural de criatividade, inovação e participação.

Ponta Delgada é responsável pela organização da Capital Portuguesa da Cultura no ano de 2026, depois de Aveiro em 2024 e Braga em 2025, e imediatamente antes de Évora assumir a missão de Capital Europeia da Cultura em 2027. Pretende-se desenvolver um programa que seja altamente representativo do que identifica culturalmente o território, valorizando tradições, costumes e expressões contemporâneas, destacando a criatividade e a produção cultural que se sentem cada vez mais vibrantes, que traga novos caminhos para ajudar produtores culturais a voar para outros territórios, que seja exemplar no envolvimento da comunidade, que traga novas perspetivas de futuro a gerações que ainda nem começaram a perceber que dentro de cada ser existe beleza que se pode e deve manifestar em arte, pensamento, e ação. Este é o evento onde, com a participação ativa da comunidade cultural local e regional, queremos fazer de Ponta Delgada um palco de excelência para que artistas de relevância cultural enriqueçam a comunidade trazendo a sua obra, podendo nas várias áreas sectoriais residir e desenvolver obra in loco, interajam com os artistas locais, e, através dos projetos educativos desenvolvidos, contribuam para que Ponta Delgada venha a ser para as futuras gerações, como tanto desejamos, o Lugar do Amanhã.

O LUGAR DO AMANHÃ tem como objetivo estimular projetos e ideias que contribuam para um futuro onde a arte, a educação e o pensamento sejam também base de desenvolvimento do território. Entendemos que o LUGAR Ponta Delgada deve ser o espaço onde coexistem a casa, o talento, a criação, o acolhimento, a família, a educação, a esperança, a certeza, o passado e o futuro de mãos dadas. O LUGAR onde o AMANHÃ é onde cabe tudo o que cada um quer e gosta de ser e fazer, mostrando, a quem ainda não sabe, o que o futuro lhes reserva. O AMANHÃ tem de trazer o espaço e a condição onde todos se sintam a fazer parte do LUGAR. É em cada um dos lugares deste LUGAR que a Capital Portuguesa da Cultura tem de fazer a diferença. Na abertura de todos os trilhos que nos levam a este LUGAR completo, o AMANHÃ virá contribuir para que as gerações atuais e as vindouras possam usufruir de realidades diferentes e prósperas.

Este Lugar pretende:

. Desafiar artistas, dentro de cada uma das suas áreas ou em articulação com outras, a pensar em formas diferentes de chegar a mais públicos, saindo dos seus lugares e conceitos habituais de atuação;

. Sensibilizar e provocar a sociedade a apoiar e a participar numa nova corrente de vivência da cultura;

. Falar de cultura como forma a contribuir para a sensibilização da sociedade para os efeitos benéficos do acesso recorrente a esta;

. Alertar para os efeitos negativos, individuais e coletivos, da ausência de estímulos que a cultura aufere;

. Estimular e incentivar a criação cultural de forma transversal, nas suas formas lúdicas ou profissionais, levando à preservação/recuperação de hábitos culturais que têm efeitos individuais e coletivos promissores;

. Ajudar toda a comunidade educativa, desde as famílias aos educadores/professores, a serem o suporte das crianças e jovens para o contacto, interesse e envolvimento com a cultura em todas as suas vertentes.

> Objetivos:

Promoção da diversidade cultural
Destacar e promover a riqueza e diversidade cultural em todas as suas vertentes, no domínio do património histórico e tradicional, mas também nas suas visões e abordagens mais contemporâneas.
Colaboração e intercâmbio cultural
Estabelecer parcerias com outras cidades, instituições culturais e artísticas, e artistas, de modo a promover o intercâmbio cultural e expandir os territórios de ação.
Integração da comunidade
Envolver ativamente a comunidade local na participação de eventos culturais, promover a participação de grupos comunitários de forma a garantir uma representação transversal.
Desenvolvimento urbano e regional
Encarar a cultura como um motor de desenvolvimento urbano e regional, estimulando o empreendedorismo cultural e criativo.
Promoção do turismo cultural
Contribuir para potenciar o turismo a nível nacional e internacional, promovendo a região como um destino de interesse cultural através de projetos que combatam a sazonalidade habitual.
Projeção da cultura para lá de 2026
Investir em iniciativas e programas educativos que promovam o desenvolvimento cultural a longo prazo e que se estendam para lá de 2026.
Educação e inclusão
Desenvolver programas educativos e de mediação que promovam a acessibilidade cultural e a inclusão social, garantindo uma cultura para todos.
Saúde e bem-estar
Promover e evidenciar a saúde e o bem-estar através das artes.
Promoção da coesão social
Fomentar o respeito pela diversidade cultural e a coesão social através de atividades culturais que promovam o diálogo intercultural, a tolerância e a coexistência.
Coexistência das artes e da natureza
Recorrer a espaços privilegiados da natureza para promover/organizar eventos culturais e promover a consciência ambiental através de projetos que possam abranger temáticas ligadas ao ambiente, mar, agricultura sustentável, vulcanismo e biodiversidade açoriana.

A Equipa da pdl26

Um esforço conjunto entre o Município de Ponta Delgada , Coliseu Micaelense e a equipa da pdl26.

Promotores
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Coliseu Micaelense
Comissária / Direção Artística
Katia Guerreiro
Direção de Produção / Assessoria Artística
Isabel Worm
Direção de Comunicação / Assessoria Artística
Tiago Curado
Curadoria para Gastronomia
António Cavaco
Curadoria para Arquitetura e Arte Urbana
Bernardo Rodrigues
Curadoria para Artes Visuais
José Maçãs de Carvalho
Curadoria para Música
Katia Guerreiro, Isabel Worm eTiago Curado
Curadoria para Teatro
Lúcia Moniz e Paulo Quedas
Curadoria para Cinema e Audiovisual
Luís Filipe Borges
Curadoria para Dança e Artes Inclusivas
Maria João Gouveia
Curadoria para Etnografia e Antropologia
Museu Carlos Machado
Curadoria para Literatura
Paulo Ferreira, Utopia​
Curadoria para Religiosidade
Susana Goulart da Costa

geral@pdl26.pt