Até 22 setembro

Convocatória #3

Está aberta a convocatória ao Território Português e ás Comunidades Portuguesas para a apresentação de projetos artísticos individuais ou coletivos a serem integrados na programação da PDL26 – Capital Portuguesa da Cultura.

Procuram-se projetos e ideias que reflitam sobre o tema da PDL26 - Lugar do Amanhã - e que assim possam contribuir para um futuro onde a arte, a educação e o pensamento sejam também base de desenvolvimento do território.

> Sobre a convocatória

A quem se destina?

Todas as pessoas individuais ou coletivas locais, com atividade nas áreas de Arquitetura e Arte Urbana, Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Dança e Artes Inclusivas, Etnografia e Antropologia, Gastronomia, Literatura, Música, Religiosidade e Teatro.

Quando?

A convocatória está aberta até dia 22 de setembro de 2025 e todas as propostas serão respondidas num prazo de 1 mês a contar a partir dessa data.

Para onde devem ser enviadas as propostas?

Os projetos deverão ser enviados para o endereço opencall@pdl26.pt e serão canalizados para as devidas curadorias que acima descrevemos.

Como será feita a seleção?

A seleção terá em consideração os seguintes princípios:

1) a aproximação ao tema LUGAR DO AMANHÃ

-a qualidade artística, originalidade, criatividade, exequibilidade e potencial do projeto apresentado

2)  a relevância cultural e social e alinhamento com temas contemporâneos, identitários e/ou comunitários, pela contribuição para a diversidade cultural, pela promoção da reflexão e diálogo com as comunidades, pela existência de um serviço educativo integrante do projeto

3) a viabilidade técnica e financeira, garantindo um orçamento transparente e realista adequado às limitações económicas conhecidas, com um plano de produção e técnico bem estruturado e justificado, identificando desde logo lugares e datas possíveis de apresentação e respetivas tabelas de trabalho

4) a existência de eventuais parcerias e apoios ou financiamentos já angariados

5) a acessibilidade e inclusão, através de estratégias que tornem o evento acessível a todos os públicos mas também refletindo esses princípios pela diversidade na composição da equipa artística e/ou técnica

6) a capacidade de criação e mobilização de públicos, considerando o interesse e pertinência do projeto, mas também a sua capacidade de desenvolvimento de estratégias de comunicação e mediação de públicos

7) a sustentabilidade e impacto do projeto, a sua potencial circulação, internacionalização e continuidade bem como questões ecológicas

8) a inovação e experimentação, a capacidade de apresentar novas abordagens artísticas, que desafiem formatos tradicionais e explorem novas linguagens.

Como devem ser apresentadas as propostas?

As propostas devem ser apresentadas num só documento em formato pdf e obedecer aos seguintes tópicos, quando aplicável:

1. Área de Curadoria (ou Curadorias)
Indicar a área artística em que se insere a proposta

 2. Nome do Artista / Companhia / Agrupamento / etc.

Indicar o nome do(s) artista(s), Pessoa Colectiva, Associação, etc.

3. Nome do Projeto

Indicar nome do projeto que se candidata

5. Sinopse

Texto corrido, com um máximo de 1000 carateres. No final, indicar a duração e/ou características formais do projeto e a classificação etária.

6. Outros elementos descritivos

Texto corrido, com um máximo de 500 carateres que a Entidade (artista autor ou organização com a qual colaborem na execução do projeto) considere relevantes para a apreciação do projeto com base nos critérios previstos.

7. Bios

Nota biográfica de cada um dos artistas envolvidos ou do grupo que se apresenta, com um máximo de 750 carateres (por cada).

8. Imagens

Foto do artista e/ou do grupo e imagem que reflita a identidade do projeto (não é necessário ainda que tenha uma grande definição).

9. Rider Técnico e de Hospitalidade

Levantamento das necessidades técnicas do projeto, nomeadamente de Som, Luz, Vídeo, Cenografia e outros. Detalhar as exigências de cada uma das áreas, recorrendo a listas de equipamentos, imagens, plantas, etc.

Identificar as necessidades logísticas de preparação e necessidades de Camarins (quando aplicável).

10. Tabela de trabalhos

Tabela de montagens, ensaios e desmontagem, determinando o nr de períodos de trabalho de 4 horas e as necessidades de equipa técnica presente para essas fases devidamente identificadas dos trabalhos (quando aplicável).

12. Cronograma

Apresentação de um cronograma ‘ideal’ com os tempos de criação, montagem, ensaios/rodagem/outros e apresentação.

13. Identificação de espaço(s) possível(veis) de apresentação e datas pretendidas.

14. Apresentação de comprovativos dos apoios existentes, logísticos e financeiros.

15. Proposta Orçamental | Condições

A proposta orçamental deve ser o mais detalhada possível adotando o modelo “chave na mão” e  indicando as várias parcelas separadamente (cachet, viagens, transportes, alojamentos, alimentação, produção,etc...).

Informar sobre o regime de IVA.

Dados da entidade, individual ou coletiva, para efeitos de contrato e pagamento, nomeadamente: Nome, Morada, NIF, IBAN.

16. Contactos

Identificar as pessoas de contacto, indicando nr de telemóvel e endereços de email.

17. O projeto tem apresentação pública?

Indicar se o projecto tem apresentação pública.

As propostas devem ter obrigatoriamente apresentação pública?

Não. Não é obrigatório que os projectos tenham apresentação pública, nomeadamente em projectos que se baseiem em serviço educativo, conferências, worshops, recolhas, acervos, etc.

Como serão integradas as propostas na PDL26?

 A programação na qual se inserem os projectos selecionados será desenhada pela equipa da CPC que conta com curadores para cada uma das áreas culturais.

Para que território está aberta a convocatória?

A convocatória está aberta para todos o território Portugês e para as Comunidades Portuguesas.

Há limite no número de projetos a candidatar?

Não há limite de propostas a apresentar.

Qual é o periodo de realização dos projectos a candidatar?

Os projectos serão realizados e inseridos na programação da Capital Portuguesa da Cultura — Ponta Delgada 26— a decorrer no de 2026.

geral@pdl26.pt